Princípios do Jogo
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Princípios do Jogo
Professor: Alexandre Braga | Por: Ivan Freire
"Toda Ação tem um objetivo, que passa por certos procedimentos, podendo ter recursos que ajudam o jogador a alcançá-lo"
Traci Fuleron
1- Jogador
2- Objetivos
3- Procedimentos
4 – Regras
5 – Recursos
6 – Limites
7 - Resultados
Jesper Jull
1 – Regras
2 –Resultados variáveis – mensuráveis
3 – Resultados com valor atribuído
4 – Esforço do jogador
5 - Jogador ligado emocionalmente pelo resultado
6 – Conseqüências negociáveis
- Ganhar não é chegar ao final, é na verdade a motivação do jogador.
- A pessoa que interage tem que sentir que pode ganhar.
- Objetivo só existe se é pré-destinado pelo sistema
Ex: The sims quando se tira a janela, porta o personagem morre, se não fosse pré- destinado não aconteceria nada.
Procedimento: Vai em tal lugar, depois volta para não sei aonde para pegar tal papel, depois vai entregar o papel em tal lugar...
Regras: Determina como você pode ou não agir dentro do jogo, o procedimento é determinado pela regra. Ex: Não pode virar o baralho e escolher as melhores cartas.
Limite - “só vale aqui dentro” - dois tipos
Físico
Não pode passar de uma parte.
Não consegue fazer “nada”.
Ex: Uma parede impede a saída
Conceitual
Você pode ultrapassar a parede mais se passar esta fora do jogo.
No jogo virtual quase não existe, pois a arquitetura não permite.
Bug- mal feito
Loophole – bug que não atrapalha o jogo, você consegue atuar – ex: asteróids
Jull – Resultado: podem ser medidos, pontos, valor.
Pode deixar a pessoa que joga feliz ou triste – estado emocional
Conseqüências externas - “morri” seria o momento de frustração do jogo , onde o morrer é o sair daquela realidade.
Negociáveis – pode trazer para a vida real – ex: aposta dinheiro e perde tudo.
"Lembrando que se alguem tiver mais coisas podem postar!"
"Toda Ação tem um objetivo, que passa por certos procedimentos, podendo ter recursos que ajudam o jogador a alcançá-lo"
Traci Fuleron
1- Jogador
2- Objetivos
3- Procedimentos
4 – Regras
5 – Recursos
6 – Limites
7 - Resultados
Jesper Jull
1 – Regras
2 –Resultados variáveis – mensuráveis
3 – Resultados com valor atribuído
4 – Esforço do jogador
5 - Jogador ligado emocionalmente pelo resultado
6 – Conseqüências negociáveis
- Ganhar não é chegar ao final, é na verdade a motivação do jogador.
- A pessoa que interage tem que sentir que pode ganhar.
- Objetivo só existe se é pré-destinado pelo sistema
Ex: The sims quando se tira a janela, porta o personagem morre, se não fosse pré- destinado não aconteceria nada.
Procedimento: Vai em tal lugar, depois volta para não sei aonde para pegar tal papel, depois vai entregar o papel em tal lugar...
Regras: Determina como você pode ou não agir dentro do jogo, o procedimento é determinado pela regra. Ex: Não pode virar o baralho e escolher as melhores cartas.
Limite - “só vale aqui dentro” - dois tipos
Físico
Não pode passar de uma parte.
Não consegue fazer “nada”.
Ex: Uma parede impede a saída
Conceitual
Você pode ultrapassar a parede mais se passar esta fora do jogo.
No jogo virtual quase não existe, pois a arquitetura não permite.
Bug- mal feito
Loophole – bug que não atrapalha o jogo, você consegue atuar – ex: asteróids
Jull – Resultado: podem ser medidos, pontos, valor.
Pode deixar a pessoa que joga feliz ou triste – estado emocional
Conseqüências externas - “morri” seria o momento de frustração do jogo , onde o morrer é o sair daquela realidade.
Negociáveis – pode trazer para a vida real – ex: aposta dinheiro e perde tudo.
"Lembrando que se alguem tiver mais coisas podem postar!"
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